Cursos

Um Convite à Descoberta das EDPs (Hugo Tavares, DM, Ciências – ULisboa)
A modelação matemática é uma das formas mais eficientes de compreender fenómenos e prever acontecimentos futuros. Muitos desses modelos são formulados com recurso a Equações com Derivadas Parciais (EDPs), ferramentas matemáticas que capturam as alterações de certas quantidades sujeitas a leis como difusão, reação, competição/cooperação em função de variáveis contínuas (tempo, espaço, preço,…). Neste mini-curso iremos aventurar-nos à descobertas de algumas das EDPs mais famosas que modelam fenómenos físicos, biológicos e económicos. Falaremos de passeio aleatório, transporte, opções, calor, superfícies mínimas, vibrações, tráfego automóvel… Venham preparados para a descoberta!
O curso é acessível a alunos que tenham frequentado uma disciplina de cálculo ou análise em várias variáveis.

 

Matemática, com Pytadas de Programação (Luís Sequeira, DM, Ciências – ULisboa)
Being able to calculate: $1000
Knowing what to calculate: priceless
Ao longo da licenciatura, os alunos aprendem diversas técnicas de cálculo — integrais em Análise, inversão de matrizes em Álgebra Linear, splines em Análise Numérica, por exemplo. Os problemas que resolvem nas aulas são seriamente limitados pela capacidade que temos de “fazer as contas”.
Há também, na FCUL, uma disciplina de Programação I, mas parece uma ilha separada do continente matemático.
Neste mini-curso, abordaremos exemplos de problemas que aparecem em várias disciplinas. Usando a mesma linguagem Python aprendida em Programação I, conseguimos resolver problemas de Matemática, a uma escala inacessível para quem tem de fazer as contas “à mão”.
Mostraremos que, se soubermos o que calcular, a Programação nos resolve o problema de como calcular.
Nós sabemos o que calcular. Logo…

 

A Matemática dos Padrões de Frisos (Raquel Simões, CEAFEL, Ciências – ULisboa)
Frisos são padrões bidimensionais que são repetitivos em uma dimensão. Eles têm sido usados por muitas culturas para criar decoração ornamentada em edifícios, têxteis, trabalhos em metal, cerâmica, etc. Na matemática, os padrões de frisos foram introduzidos por Coxeter na década de 1970, e desde então têm sido objeto de amplo interesse devido às suas propriedades e ligações notáveis com muitos ramos da matemática, desde álgebra até geometria e equações diferenciais. Este curso dará uma breve visão geral de diferentes abordagens e resultados sobre os padrões de frisos, incluindo a sua ligação com a teoria da representação. No entanto, apenas assumiremos conhecimento prévio de álgebra linear.