Transmissão via youtube aqui: https://www.youtube.com/watch?v=U-RK_Ru9C48
André Neves (UChicago, USA)
Superfícies em equilíbrio
Resumo: Superfícies em posição de equilíbrio são um fenómeno físico que pode ser observado em películas de sabão ou em estruturas arquitetónicas, para dar alguns exemplos. Matematicamente, são chamadas superfícies mínimas e são objetos essenciais na resolução de vários problemas teóricos. Nos últimos anos tem havido grande progresso no que respeita a saber se existem em qualquer espaço e, caso existam, quais as suas propriedades. Irei fazer um resumo dos avanços recentes.
António Machiavelo (UPorto)
Pi: um número envolto em mistério
Resumo: Depois de um breve passeio pela história do número pi, falaremos de irracionalidade e transcendência, da quadratura do círculo, de fórmulas surpreendentes, de algoritmos para o seu cálculo, de problemas em aberto, de mnemónicas e de poemas regidos pelo pi.
Beatriz Rocha (EU Careers Student Ambassador, Ciências – ULisboa)
EU Careers: Shaping Europe Together
Resumo: Sabias que a UE tem dezenas de instituições, que empregam mais de 50 000 pessoas? Têm em comum o interesse pelo projeto Europeu, a paixão por trabalhar num ambiente multicultural e a ambição de impactar as vidas de milhões de cidadãos. Entre economistas, intérpretes, engenheiros e cientistas, há lugar para todos! Interessado em descobrir o teu?
James Kennedy (Ciências – ULisboa)
A matemática do som
Resumo: Exploraremos a matemática atrás da geração e da propagação do som. Começando só com senos e cossenos, que nos permitem descrever as vibrações de uma corda, passaremos por várias áreas da análise matemática moderna e da teoria de equações diferenciais. Assim, mostraremos como é que se podem ouvir as dimensões de uma sala ou levitar objectos pequenos só usando altifalantes, e porque é que a grande maioria dos instrumentos musicais são essencialmente unidimensionais.
Pedro J. Freitas (Ciências – ULisboa)
Descobrindo vetores próprios a partir de valores próprios
Resumo: Em geral, sabendo os valores próprios de uma matriz, é impossível saber os seus vetores próprios. No entanto, foi recentemente redescoberta, no contexto de investigações sobre física de partículas, uma fórmula elegante que relaciona vetores e valores próprios de matrizes simétricas — um resultado que até despertou o interessou do famoso matemático Terence Tao. Nesta palestra falaremos um pouco desta fórmula, no quadro de outras propriedades interessantes destas matrizes.