Palestras 2022

ORADORES CONVIDADOS

Ana Cristina Barroso (Ciências – ULisboa)
Problemas de máximos e mínimos
Resumo: Qual é a distância mais curta? Como chegar mais depressa? Como minimizar um certo custo? Ou uma determinada energia? Os chamados problemas de optimização surgem em diversas aplicações nas Ciências e na Tecnologia. Nesta palestra falaremos de alguns problemas de máximos e mínimos, no contexto dos espaços de dimensão finita, e veremos como a Matemática nos ajuda a formalizar e a resolver alguns desses problemas. Faremos ainda uma breve generalização aos espaços de dimensão infinita permitindo, assim, vislumbrar um pouco do fascinante mundo do Cálculo das Variações.

Ana Rita Pires (UEdinburgh, UK)
Visita guiada à geometria simplética — o camelo, a campa do Arquimedes, a melancia na lua, e mais
Resumo: A geometria simplética é uma generalização da mecânica clássica, em que espaços de fases se tornam abstratos e as leis da física se tornam num modo de medir áreas bidimensionais. Esta palestra é uma breve visita guiada a este mundo, incluindo uma visita ao camelo simplético, uma paragem na campa do Arquimedes e outra na escada de infinitos degraus, e uma história sobre um satélite extraviado.

Cristina Sernadas (IST – ULisboa)
Facetas da negação em extensões da lógica intuicionista

Resumo: Comparação das propriedades da negação em lógicas que resultam de extensões da lógica intuicionista (positiva), nomeadamente terceiro excluído, contradição, explosão, vero-funcionalidade, metateorema da dedução, propriedade da disjunção e tradução.

Paulo Almeida (UAveiro)
Como prevenir o apocalipse quântico?
Resumo: Recentemente a BBC publicou um artigo intitulado “What is quantum apocalypse and should we be scared?” de Frank Gardner (BBC security correspondent), sobre criptografia pós-quântica e cujo subtítulo foi “Imagine a world where encrypted, secret files are suddenly cracked open…”. O desenvolvimento de computadores quânticos cada vez mais potentes ameaça destruir a segurança das mais diversas comunicações na internet, desde jogos online, transações bancárias, redes sociais ou e-comércio. A criptografia é essencial para garantir esta segurança, mas com um computador quântico poderoso podem-se quebrar a maioria dos criptosistemas utilizados atualmente. Nos últimos anos tem havido uma grande procura por sistemas resistentes a ataques quânticos, sendo a criptografia baseada em códigos uma das melhores alternativas. Nesta exposição, falarei da história da criptografia e de sistemas pré- e pós- quânticos de chave pública.

PALESTRAS POR ALUNOS DO DM

Álvaro Maio, Gonçalo Freitas e Samuel Costa
Triângulo Fatorial
Resumo: Curto resumo da origem do Triângulo Fatorial, explicação do conceito (obter fatoriais como soma de potências) e a sua evolução.

Ana Catarina Monteiro
e-Formações de Semigrupos R-unipotentes
Resumo: Existem diversos resultados para semigrupos inversos, em particular sobre formações e variedades de semigrupos inversos. O nosso trabalho prendeu-se com a tentativa de generalizar estes resultados ao conceito de semigrupo R-unipotentes. Resultados esses que abordam propriedades de e-variedades, e-formações, quocientes, produtos de classes destes semigrupos, entre outros.

Francisco Bento
EDPs e processamento de imagem
Resumo: Nesta palestra pretende-se mostrar como teoria de cálculo das variações e resolução numérica de EDPs permitem eliminar o ruído de uma imagem. Vamos mostrar como a equação do calor pode ser usada com este intuito e explorar ainda a inclusão de termos de difusão não lineares (difusão anisotrópica), assim como a sua implementação em código Python.

Guilherme Velez
Introdução às Superfícies de Riemann compactas
Resumo: As superfícies de Riemann são espaços localmente semelhantes ao plano complexo, gozando assim de muitos resultados da Análise Complexa, mas também de outros que lhe são mais específicos. O foco aqui serão as superfícies compactas e a noção de grau de aplicações entre tais superfícies, sendo possível deduzir propriedades bastante extraordinárias.

Luís Baptista
Uma abordagem geométrica a um problema da teoria dos números
Resumo: Todos conhecemos o teorema de Pitágoras e os conhecidos triplos pitagóricos, mas será que sabemos como os encontrar? A construção usada para encontrar uma fórmula é bastante simples e intuitiva, fórmula esta já conhecida pelos gregos antigos! É nesta construção que a apresentação se vai focar.